Violento furacão Milton mira a costa do Golfo da Flórida; mais de 1 milhão de pessoas receberam ordem de retirada

O furacão Milton, que já assola a Península de Yucatán no México, segue seu caminho devastador em direção à costa do Golfo da Flórida, levando as autoridades a ordenar a retirada de mais de 1 milhão de pessoas. Espera-se que a monstruosa tempestade tenha ganhado ainda mais força nesta terça-feira, dia 08, com previsão de atingir a área densamente povoada da Baía de Tampa na quarta-feira.

A região, que ainda se recupera dos estragos do furacão Helene há menos de duas semanas, se prepara para enfrentar mais um desastre natural de grandes proporções. Caso Milton siga diretamente pela baía, será a primeira vez desde 1921 que um furacão atinge essa rota crítica. Naquela época, a área de Tampa-São Petersburgo-Clearwater era uma pequena e tranquila comunidade, diferente da vibrante e populosa metrópole de hoje.

“O furacão Milton tem o potencial de ser um dos mais destrutivos já registrados na região centro-oeste da Flórida”, alertou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. O NHC prevê ondas de tempestade de até 4,5 metros ao longo da costa da Baía de Tampa, com grandes chances de inundações em áreas baixas. Além disso, chuvas torrenciais de até 254 milímetros são esperadas, ameaçando causar enchentes repentinas no interior.

Com milhões de moradores na região, muitos ainda estão se recuperando dos danos deixados pelo furacão Helene. As autoridades intensificaram os preparativos. O governador Ron DeSantis anunciou a ativação de 8 mil membros da Guarda Nacional e o envio de caminhões de suprimentos para áreas vulneráveis.

“Agora é a hora de executar seu plano de emergência. O tempo está se esgotando”, alertou o governador em uma entrevista coletiva, destacando a urgência de obedecer às ordens de retirada.

Condados como Pinellas e Lee, que juntos abrigam quase 1 milhão de pessoas em áreas de risco, já começaram a emitir ordens obrigatórias de evacuação. Hillsborough, o condado de Tampa, também está entre os que implementaram a retirada em massa.

 

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima