Com base no recente panorama de estatística brasileira da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), metade dos veículos totais no Ceará se tratam de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Com 50% deste percentual, o estado apresenta o 6º maior índice do país, levando em consideração as proporções populacionais.
Os estados vizinhos Maranhão (MA) e Piauí (PI) são os líderes brasileiros no ranking, com 60% e 55%, respectivamente. Em seguida, no norte do Brasil, aparece o Pará (PA), com 54%, o Acre (AC), com 53%, e Rondônia (RO), com 51%.
O panorama aponta que o fato desses estados apresentarem uma elevada proporção de motocicletas, motonetas e ciclomotores, indica que “são meios de transporte predominantes, possivelmente devido a fatores econômicos, geográficos e culturais.”
Na parte sudeste do país, por exemplo, São Paulo (SP) apresenta a maior quantidade desses veículos, com 7 milhões, porém tem um percentual de apenas 21% aproximadamente, indicando uma maior diversidade de outros tipos de veículos, tendo em vista o elevado número populacional.
Matéria exclusiva com dados da SENATRAN.
Por: Redação Caririensi