Superlua e eclipse parcial podem ser vistos nesta terça-feira, 17

Nos céus do Brasil um espetáculo celeste duplo na noite desta terça-feira , 17, deve ser visto. Uma Superlua, conhecida por seu brilho intenso e tamanho ampliado, coincidirá com um eclipse lunar parcial, proporcionando aos observadores uma rara oportunidade de contemplar esses fenômenos juntos.

O evento ocorre cerca de um mês após a última Superlua azul de agosto, outra ocasião incomum que chamou a atenção dos amantes da astronomia. A Superlua acontece quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, devido à sua órbita elíptica ao redor do planeta. Nessa fase, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante em comparação ao seu tamanho quando está no apogeu, o ponto mais distante de sua órbita.

Além disso, o eclipse lunar parcial desta noite, embora sutil, será visível em todo o país. No auge do eclipse, por volta das 23h44 (horário de Brasília), cerca de 3,5% da Lua estará coberta pela sombra da Terra. Apesar de não ser um eclipse impressionante, o fenômeno promete um visual interessante, com a Lua parcialmente obscurecida, parecendo ter uma “mordida” em sua superfície.

A Superlua e o eclipse parcial serão visíveis a olho nu em todas as regiões do Brasil, desde que o céu esteja limpo. O início do eclipse está previsto para às 23h12, com o ponto máximo às 23h44 e término às 0h15 de quarta-feira, 18. Para quem não puder observar diretamente, o Observatório Nacional transmitirá o evento ao vivo em seu canal do YouTube, a partir das 21h30.

 

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima