A MetSul Meteorologia informou, no último domingo (01), que uma onda de calor excepcional vai atingir o Brasil durante a primeira metade do mês de setembro, afetando todas as regiões do país. O período prolongado de calor pode atingir marcas de 40°C a 45°C em grande parte do território nacional, o que faz deste mês de setembro um dos mais quentes da história já registrado no Brasil.
Nesta primeira semana de setembro, as marcas acima de 40°C devem atingir fortemente o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. Já na segunda semana do mês, o calor ficará ainda mais intenso.
A situação requer bastante cuidado e atenção das autoridades, devido os perigos trazidos pela situação adversa. O calor, em muitos estados, será muito intenso e estará acompanhado de um ar demasiadamente seco, aumentando o risco de fogo e trazendo riscos para a saúde.
O calor afetará todas as cinco regiões do Brasil e o Sul não vai escapar. Nesta primeira semana do mês, entretanto, os efeitos da onda de calor no Brasil devem ser mais sentidos inicialmente no Paraná.
Por: Redação Caririensi