A Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, movimenta a cidade do Cariri cearense no mês de setembro, atraindo milhares de devotos e romeiros de todas as partes do Brasil. Além de ser um momento de fé e devoção, o evento também aquece o comércio, como o setor de velas, essencial nas práticas religiosas dos romeiros.
De acordo com Francisco de Assis, proprietário da fábrica de velas São Francisco, as vendas da sua empresa registram um crescimento de 60% durante o período das romarias. Na quarta-feira, 11, ele explicou que o aumento no consumo de velas está diretamente ligado ao grande fluxo de visitantes e à demanda religiosa por esses produtos.
A fábrica São Francisco, que está em funcionamento desde 1995, produz mais de 50 toneladas de velas por mês, vendendo tanto no atacado quanto no varejo para todo o Nordeste. Juazeiro do Norte, em especial, é um dos maiores mercados consumidores de velas, principalmente durante as festividades de setembro, quando a cidade recebe uma estimativa de 350 mil romeiros.
A Romaria de Nossa Senhora das Dores vai até o dia 15 de setembro.
Por: Redação Caririensi