O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou luto oficial de três dias em todo o território nacional após o trágico acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira, 09, em Vinhedo, interior de São Paulo. A queda de um avião bimotor da companhia aérea Voepass resultou na morte de 61 pessoas, causando comoção em todo o país.
A medida foi publicada na edição de ontem, 09, do Diário Oficial da União (DOU). “É declarado luto oficial em todo o país, pelo período de três dias, contados a partir da publicação deste decreto, em sinal de pesar pelas vítimas do desastre aéreo, voo 2283, rota Cascavel/Guarulhos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2024”, diz o decreto.
O presidente Lula, que estava cumprindo agenda em Santa Catarina no momento do acidente, foi informado sobre a tragédia no meio da tarde e prontamente pediu um minuto de silêncio durante seu discurso, em respeito às vítimas e seus familiares.
A aeronave da Voepass caiu por volta das 13h30, pouco tempo após ter decolado de Cascavel, no Paraná. O destino final do voo era o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
Ainda na tarde de ontem, a Voepass divulgou a lista de passageiros que estavam a bordo do voo 2283 e disponibilizou o número 0800 941971 para prestar informações aos familiares das vítimas. A companhia aérea também deu suas condolências às famílias e se comprometeu a colaborar integralmente com as investigações.
Por: Redação Caririensi