Nesta quarta-feira, 14 de agosto, é celebrado o Dia do Cardiologista, uma data instituída pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para lembrar a importância dessa especialidade que cuida de um dos órgãos mais vitais do corpo humano, o coração. Todas as especialidades médicas possuem sua relevância, mas a cardiologia tem um papel central na manutenção da vida, já que lida diretamente com o órgão responsável pela circulação sanguínea, cujas batidas ritmadas são o primeiro sinal de vida.
Além de sua importância constante, os cuidados com a saúde cardíaca se tornam ainda mais críticos em períodos de frio. Com as quedas de temperatura, surge um alerta, o clima frio pode aumentar os riscos de complicações cardiovasculares. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, em locais onde as temperaturas diárias ficam abaixo de 14º C, os casos de infarto do miocárdio podem aumentar em até 30%, e os acidentes vasculares cerebrais (AVC) em 20%.
A saúde cardiovascular é um tema de extrema relevância global. As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte no mundo, acometendo mais de meio bilhão de pessoas anualmente. No Brasil, 14 milhões de pessoas vivem com doenças cardíacas, e o infarto é responsável por mais de 30% dos óbitos no país, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Prevenção
Para manter a saúde do coração em dia, especialistas recomendam um check-up anual, especialmente para aqueles com histórico familiar de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. A adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, hidratação adequada, prática regular de atividades físicas, controle do peso e do estresse, monitoramento da pressão arterial e dos níveis de colesterol, além da cessação do tabagismo, são medidas fundamentais.
Por: Redação Caririensi