CNU tem abstenção de mais de 50% e “Enem dos concursos” fica dentro do esperado, afirma ministra

Na noite do último domingo, 18, o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), popularmente conhecido como o “Enem dos Concursos”, registrou uma taxa de abstenção superior a 50%. De acordo com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, cerca de 1 milhão de candidatos compareceram às provas, de um total de 2,14 milhões de inscritos.

Embora a taxa de abstenção elevada possa parecer alta, a ministra Dweck assegurou que esse índice estava dentro das expectativas do governo. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou.

A ministra destacou ainda a variação na abstenção entre diferentes regiões do país, com o Distrito Federal apresentando a menor taxa de ausências e o Ceará a maior. Esses dados ainda são preliminares, e a consolidação final será divulgada pelo MGI nesta segunda-feira, 19.

Um ponto relevante mencionado pela ministra durante a coletiva foi o elevado índice de abstenção entre candidatos de nível médio, especialmente no bloco 8, que apresentava a maior concorrência por vaga. Por outro lado, os candidatos de nível superior, especialmente os inscritos no bloco 3 (áreas ambiental, agrária e biológica), tiveram uma presença mais consistente, com taxas de abstenção abaixo da média.

“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de abstenção de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. O que destoou mesmo foi o nível intermediário”, explicou a ministra.

Apesar da elevada abstenção, o CNPU foi realizado sem maiores incidentes. A ministra Esther Dweck relatou que apenas 0,2% dos locais de prova registraram algum tipo de ocorrência, sem impacto significativo na realização do certame.

Além disso, cerca de 500 candidatos, representando 0,05% do total de inscritos, foram eliminados por condutas proibidas pelo edital, como a retirada do caderno de questões da sala de prova.

 

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima