Morre filho de Zé Vaqueiro aos 11 meses com síndrome rara

Na madrugada desta terça-feira, 09, o cantor Zé Vaqueiro e sua esposa, Ingra Soares, compartilharam a triste notícia em seus Stories no Instagram: o falecimento de seu filho Arthur, de apenas 11 meses. O bebê nasceu com a síndrome de Patau, uma malformação congênita causada pela trissomia do cromossomo 13, uma condição genética rara e grave.

“Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós”, declararam Ingra e José Jacson.

Arthur passou a maior parte de sua vida internado na UTI de um hospital em Fortaleza, Ceará. Após o nascimento em 23 de julho, ele permaneceu no hospital até o dia 16 de maio deste ano, quando finalmente pôde ir para casa pela primeira vez. No entanto, apenas um dia após sua alta, Arthur sofreu uma parada cardíaca e teve que ser internado novamente.

“Hoje o Arthur teve uma parada cardíaca e já estamos com ele hospitalizado novamente na UTI. Uma síndrome cruel. Nos ajuda, Deus”, desabafou Ingra. Zé Vaqueiro também expressou seu pedido de orações e apoio. “A Deus peço muita paciência, força e sabedoria. Não é fácil tudo isso que estamos passando. Não, é mesmo!”, disse o cantor. “Mas eu creio que Deus está no controle. Sei que tem muita gente orando, e assim como nós, ficou feliz com a notícia da alta dele ontem.”

No final de junho, Arthur passou por uma traqueostomia, uma cirurgia para facilitar a respiração. Ingra compartilhou a esperança renovada após o procedimento. “Meu amorzinho acabou de voltar da sala de cirurgia. Fez traqueostomia e ocorreu tudo bem”, celebrou ela. “Você é tão forte, meu amor. Estamos lutando por você”.

Ingra e Zé Vaqueiro são também pais de Daniel Martim, de 3 anos, e Nicolly, de 13, de um relacionamento anterior de Ingra. Desde o nascimento de Arthur, o casal compartilhava a evolução do filho no hospital, incluindo o momento em que ele conseguiu respirar sem aparelhos. Eles também celebraram os mesversários de Arthur com pequenas comemorações na UTI, e o bebê encantou a internet ao aparecer vestido de pirata no Carnaval. Em março, Zé Vaqueiro compôs uma música para o filho intitulada “Eu Escolheria Você”.

Síndrome de Patau

A síndrome de Patau, ou trissomia 13, é uma doença genética rara que afeta 1 em cada 5.000 recém-nascidos. Esta condição resulta de um cromossomo 13 adicional, levando a um total de 47 cromossomos em vez dos normais 46. A trissomia 13 causa diversas complicações severas, e o tratamento visa principalmente aliviar os sintomas. O diagnóstico pode ser feito ainda durante a gestação, mas as perspectivas são geralmente sombrias, com muitos afetados não sobrevivendo além do primeiro ano de vida.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top