A Câmara Municipal de Nova Olinda recebeu no último dia 16 de maio uma denúncia contra o vereador Aureliano Souza (MDB) por suposta infração político-administrativa. O pedido, assinado por Ranilson Silva, assessor de comunicação da prefeitura, busca a cassação do mandato do vereador.
Ranilson Silva, recentemente denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa devido ao desvio de recursos de propagandas na Rádio Nova Olinda FM, também já foi condenado a pagar mais de R$15 mil a Aureliano por produzir fake news contra o vereador.
O vereador registrou, no mês de abril, um Boletim de Ocorrência denunciando ameaça de morte feita por um indivíduo ligado à administração municipal enquanto Aureliano estava em seu trabalho na E.E.I.P. Wellington Bélem, onde atua como vigilante.
O caso está sob investigação da Delegacia de Polícia Civil de Nova Olinda e é acompanhado pela Promotoria de Justiça local. A acusação de Ranilson é de que Aureliano teria mentido sobre a ameaça, agindo de forma incompatível com a dignidade e o decoro do cargo.
Sem apoio dos demais vereadores da situação no município, Aureliano corre o risco de perder seu mandato por exercer seu direito de denunciar um crime do qual foi vítima. Conhecido como a voz mais combativa da oposição novaolindense, o vereador tem denunciado diversas irregularidades da gestão municipal.
Uma de suas denúncias levou o Ministério Público a fazer com que o prefeito Ítalo Brito assinasse um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a realização de concurso público.
A tentativa de cassação do mandato de Aureliano Souza pode ser interpretado como uma violação sobre a liberdade de expressão e o direito à opinião em Nova Olinda.
Por: Redação Caririensi