Vila da Música no Crato promove roda de conversa e encontro de Maracatus para celebrar tradição e resistência

Os grupos em destaque têm suas raízes fincadas nas tradições afro-indígenas da região do Cariri
Na próxima quarta-feira, 07, a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, localizada em Belmonte, Crato, será palco de uma tarde repleta de ritmo, cultura e tradição. O evento, marcado para as 15h, trará uma roda de conversa sobre o Maracatu, manifestação artística e cultural de grande relevância na rica tapeçaria carnavalesca brasileira.

O encontro contará com a participação de mestres e representantes de grupos de Maracatu da cidade do Crato, que discutirão a realidade desses grupos e compartilharão suas experiências. Entre os convidados estão Mestre Aécio de Zaira e Jucimar Rodrigues, do Maracatu Luz do Luar, e João do Crato e Gugu Gois, do Maracatu Uinu-Erê. A mediação ficará a cargo de Verlucia Nogueira.

O Maracatu, conhecido por sua conexão profunda com as tradições afro-brasileiras, será o foco da reflexão, diálogo e celebração nesse evento gratuito, aberto ao público em geral. Além da roda de conversa, o momento culminará em um Encontro de Maracatus, com apresentação dos grupos “Uinu-Erê”, da comunidade Carrapato, e “Luz do Luar”, do Procem/Casa Luz.

Os grupos em destaque têm suas raízes fincadas nas tradições afro-indígenas da região do Cariri. O Maracatu Uinu-Erê, originado no Crato, absorve a força ancestral da Chapada do Araripe, entoando batuques dos instrumentos cabaçais, resplandecendo as cores e ritmos do Cariri.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top