Transferência Bancária por DOC encerra nesta segunda-feira, 15

O declínio dessas modalidades é atribuído ao sucesso estrondoso do Pix

Após quatro décadas de serviço, a transferência bancária por meio de Documento de Ordem de Crédito (DOC) terá seu último dia nesta segunda-feira, 15, às 22h. Neste horário, os bancos interromperão os serviços de emissão e agendamento desta modalidade, que permitia transferências entre instituições financeiras distintas para pessoas físicas e jurídicas.

O anúncio do encerramento dessa forma de transação foi feito pelas instituições bancárias no ano passado. A data final para agendamentos de DOC é até 29 de fevereiro, quando os bancos finalizarão os processamentos de pagamento, marcando o fim definitivo do sistema.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada por empresas para o pagamento de benefícios aos funcionários, também deixará de ser oferecida às 22h de hoje.

O declínio dessas modalidades é atribuído ao sucesso estrondoso do Pix, sistema de transferência instantânea desenvolvido pelo Banco Central, que se tornou a preferência dos brasileiros. Criado em 1985, o DOC permitia transferências até as 22h, com a transação concluída no próximo dia útil. Entretanto, o Pix, lançado em 2020, oferece transações gratuitas e imediatas, tornando o DOC obsoleto nos últimos anos.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), baseados em informações do Banco Central, as transações por DOC totalizaram apenas 18,3 milhões no primeiro semestre de 2023. Esse número representa meros 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no mesmo período.

Comparativamente, o DOC ficou consideravelmente atrás de outras formas de transação, como cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boletos (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões) e cartão de crédito (8,4 bilhões). O líder absoluto é o Pix, com 17,6 bilhões de operações no mesmo período.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top