As páginas oficiais da igreja indicam o endereço da escola como filial
Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
A igreja evangélica Renascer tomou como palco de cultos o auditório do Centro de Ensino Especial 1 aos domingos. Uma placa na porta da escola pública, divulga os horários das cerimônias religiosas e na página do Instagram e no site da Igreja, informam o endereço da escola. Uma moradora do bairro Gama contou: “O Estado é laico, e uma escola que funciona com os impostos do povo tem dentro uma igreja”, disse ainda “Tem uma questão mais grave, que é o fato de ser dentro de um centro de ensino especial e coloca uma igreja para supostamente amparar pessoas especiais. Acredito que isso pesa mais.”
Os centros Ensino Especial são escolas especializadas para atendimento complementar a estudantes com deficiência incluídos em escolas regulares e para estudantes com maior grau de comprometimento em caráter exclusivo. Sobre a situação, a administração escolar informou que as cerimônias ocorrem durante o ano inteiro, mesmo no período de férias escolares. O pastor Rodrigo, responsável pela filial na escola do Gama, disse que não pede dízimo, e que a Igreja começou a funcionar dentro do colégio durante a pandemia. “Pedimos autorização à diretoria e nos foi dada”, informou. Pastor há 12 anos, o religioso disse que tem documentação permitindo o uso, porém não mostrou à equipe do Metrópoles. “A escola atende a comunidade. Aqui, às terças-feiras, tem aulinha de futebol. Por que futebol e zumba podem e uma igreja não?”, questionou o pastor.
O que diz o Distrito Federal
Questionado, o Governo do Distrito Federal (GDF) respondeu com o Decreto nº 22.911, de 2002, que permite a entidades sem fins lucrativos a realização de atividades religiosas, sociais, esportivas, culturais e de serviço social. O documento inclusive informa que o Poder Executivo do Distrito Federal pode proceder com a cobrança da taxa pública pela autorização de uso. A Secretaria de Educação do DF por sua vez, informou que tomou conhecimento da situação por meio da demanda do Metrópoles e vai apurar o ocorrido. A pasta acrescentou que há possibilidade de utilização das instalações de escolas por entidades sem fins lucrativos desde que observados os normativos legais que tratam da matéria.
Sobre a Igreja Renascer
Estevam Hernandes é fundador da Igreja Renascer que tem diversas filiais por todo Brasil, também dono da Rede Gospel e idealizador da Marcha para Jesus no Brasil. Entre os fiéis, a igreja já teve em seu banco nomes de famosos, como o ex-jogador Kaká.
Em junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu mandar para leilão quatro imóveis da Igreja Renascer em Cristo. A ação foi movida pela empresa Pole Comércio de Veículos, que cobra aluguéis atrasados desde 2013. A dívida é estimada em cerca de R$ 1,6 milhão.
Por: Redação Caririensi