Não é a primeira vez que a comunidade é alvo de ofensas veladas e homofobia estrutural nas igrejas do pastor

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
Comandada pelo Pastor André Valadão que é um fenômeno no meio gospel, a Igreja da Lagoinha novamente foi palco de polêmicas na internet. Isso porque circula nos últimos dias que a igreja promove a “cura gay” durante retiros espirituais, seguindo o discurso homofóbico que o Ministério Público precisou intervir, quando em um dos cultos ele incitou que os fiéis matassem a população LGBTQIAP+. Não é a primeira vez que a comunidade é alvo de ofensas veladas e homofobia estrutural nas igrejas do pastor.
A igreja da Lagoinha que possui 700 filiais em 5 continentes, não é explícita, usa do termo “reorientação” da sexualidade para tentar curar algo inventado. A revista VEJA ouviu relatos de pessoas que passaram pelo processo em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os retiros chegam a custar até R$ 3 mil reais. “Nossos retiros não são só para homossexuais, lésbicas, essas coisas, mas sempre trabalhamos a cura e a libertação interior, e muita gente sai restaurada”, informou uma atendente do local. As sessões geralmente são de palavras de afirmação que “a homossexualidade é um pecado”, “não é a vida que agrada ao senhor”, “será condenado em morte eterna”.
Sucessor do pai, Márcio Valadão, André é visto como um líder radical que faz a união entre religião e política, quando apoiou publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em nota, André Valadão respondeu à Revista Veja, confira um trecho: “A Igreja da Lagoinha se dedica ao acolhimento cristão e fraterno de todos aqueles que buscam auxilio espiritual, incluindo a comunidade LGBTQIA+, presidiários, prostitutas e pessoas marginalizadas […] O sermão proferido em 2 de julho teve como base ensinamentos cristãos, afirmados por evangélicos e católicos.
Em momento algum, o objetivo do sermão foi incitar crimes contra qualquer grupo. A liberdade de expressão durante cultos religiosos inclui o direito de pregar sobre temas sensíveis à sociedade, seja a favor ou contra, de acordo com os ensinamentos de cada denominação.
Por: Redação Caririensi