Apesar de estar no calendário, a data religiosa católica não é considerada feriado nacional, mas sim um ponto facultativo.
Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
Na maioria das cidades os empregadores não são obrigados a liberarem os funcionários, cada empresa vai decidir se para as atividades ou não. A regra do feriado vale para cidades que aprovaram a lei tornando Corpus Christi um feriado municipal.
Em latim, Corpus Christi, significa corpo de Cristo. É uma data móvel celebrada pela Igreja Católica sempre 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, esta quinta-feira é considerada o dia no qual Jesus Cristo instituiu o sacramento da eucaristia.
A data começou a ser celebrada, e foi instituída pelo papa Urbano 4º, no dia 8 de setembro de 1264 – ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.
Em várias cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.
Por: Redação Caririensi