O Novembro Azul é uma campanha de conscientização voltada aos homens sobre a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o tumor mais comum e a segunda maior causa de morte por câncer no sexo masculino (o primeiro é o câncer de pulmão). Segundo o Estado de Minas, cerca de 1.201.000 novos casos e 335.000 óbitos são previstos no mundo pela doença, o que corresponde a um aumento em relação ao ano de 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente.
No Brasil, a estimativa para 2025 é de 66 mil novos casos e cerca de 16 mil óbitos do segundo câncer mais comum no país (o primeiro é o câncer de mama, excluindo-se os cânceres de pele). A doença representa quatro em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos. Para aumentar as chances de cura, é importante que o diagnóstico aconteça antes que os sintomas surjam.
Sintomas que indicam um estado avançado da doença:
- Problemas para urinar;
- sensação de que a bexiga não se esvazia completamente;
- sangue na urina.
Fatores de risco:
Estudos sugerem que maus hábitos alimentares, como uma dieta rica em gordura e proteína de origem animal, alimentos industrializados, enlatados, adocicados, embutidos artificialmente conservados elevam os índices de substâncias potencialmente cancerígenas no organismo, como a nitrosamina e o IGF, que é um fator similar à insulina, com propriedades estimuladoras do crescimento de células tumorais. A obesidade e o sedentarismo também elevam os riscos. No entanto, o principal fator de risco é hereditário e ocorre devido a mutações herdadas em genes como o BRCA-2.
Cuidado e Prevenção:
Uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas, grãos e peixes, além da prática regular de atividades físicas e manutenção do peso ideal seria a principal medida preventiva.
Por: Redação Caririensi

