O Hospital e Maternidade São Lucas (HMSL) celebrou sete décadas de existência com uma Santa Missa em Ação de Graças pela história da unidade, na noite da última sexta-feira (31), no estacionamento principal do hospital, em Juazeiro do Norte. Participaram do momento, colaboradores, sociedade civil e importantes representantes de instituições públicas. O São Lucas está sob gestão do Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB).
Desde sua inauguração, o HMSL tem se dedicado a oferecer um atendimento pautado pelo cuidado, humanização, dedicação e responsabilidade, consolidando-se como referência no atendimento materno-infantil da região.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Lima Bezerra, discursou durante o evento. Em sua fala, o gestor municipal fez questão de enaltecer o empenho e a dedicação de cada profissional que integra a equipe do Hospital e Maternidade São Lucas. Ele destacou a forma dedicada com que os colaboradores trabalham e pontuou o aumento da cobertura de atendimento que o HMSL tem realizado, comprovado pelos números e registros da unidade.
“Quero deixar aqui a minha profunda gratidão a todos vocês que fazem este hospital, que hoje, nós temos orgulho dos resultados que alcançamos e fazer um compromisso com vocês. Nós vamos continuar trabalhando para buscar mais recursos e trazer para cá e investir muito mais neste hospital”, disse Glêdson.
Além da autoridade municipal, outros profissionais do hospital também utilizaram o momento de fala para expressar sua emoção e celebrar a importante data, como o Diretor Administrativo do HMSL, Álvaro Salvador Jr.
“Eu descobri que é impossível achar um adjetivo que classifique o São Lucas, que estabeleça a importância dele nas nossas vidas, porque cada colaborador que aqui está tem suas vidas entrelaçadas, tem um vínculo afetivo, tem uma história com esse hospital. O São Lucas é gigante porque é feito de pessoas gigantes, profissionais extraordinários e seres humanos brilhantes”, afirmou.
A missão e os valores que guiam o trabalho diário do Hospital e Maternidade São Lucas também foram lembrados na celebração. “O trabalho em hospital geralmente é delicado e muitas vezes angustiante, por tratar diretamente com a doença e a dor dos pacientes; mas quando se trabalha com amor e dedicação, esse trabalho deixa de ser cansativo e passa a ser um propósito em querer sempre doar o seu melhor e ajudar na restauração da saúde. Trabalhar aqui é viver o cuidado de perto, todos os dias. É sentir que cada gesto, sorriso e vida cuidada fazem parte de algo maior. É sentir a emoção aflorar a cada choro de um recém-nascido, é se emocionar com os pais ao presenciar um parto, é acolher e abraçar a família quando a finitude da vida ocorre, é presenciar o milagre da vida acontecer todos os dias.”, afirmou Joannalaura Thusmerlly, Assistente Social da unidade há 13 anos.
