Nesta terça-feira (7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria ordenado a suspensão de todos os contatos diplomáticos com a Venezuela. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times.
A ordem do republicano foi dada ao seu enviado especial, Richard Grenell, após os esforços diplomáticos para tentar a abertura de possíveis negociações entre Washington e Caracas.
Trump teria se comunicado diretamente com o diplomata americano, de acordo com o jornal. A medida deverá ser implementada de forma imediata, suspendendo as iniciativas diplomáticas em andamento.
Os EUA têm pelo menos oito navios de guerra e um submarino, além de milhares de soldados, no Caribe sob o pretexto de combater o narcotráfico, mas Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, alega que esta é uma tentativa de promover uma “mudança de regime“.
Sob o pretexto de combater o narcotráfico praticado por supostos cartéis venezuelanos, as forças americanas destruíram pelo menos cinco embarcações ligadas ao contrabando de drogas, matando mais de 20 pessoas.
Por: Redação Caririensi