O cearense Eduardo Roberto Pereira, de 20 anos, natural de Barbalha, conquistou o título de vice-campeão na categoria Soluções em Software para Negócios na WorldSkills Brasil 2025. A competição é a etapa nacional do maior evento de habilidades profissionais do mundo.
Eduardo representou o SENAI Ceará de Juazeiro do Norte na fase final, realizada em Brasília. Apesar do pouco tempo de treino, ele conseguiu o segundo lugar em sua ocupação profissional.
“O Ceará já é conhecido como uma potência acadêmica… Eu vejo que a WorldSkills pode ajudar a transformar o Ceará numa potência profissional”, afirmou Eduardo, destacando o potencial de sua região.
Trajetória de Excelência e Dedicação
A dedicação de Eduardo à formação profissional o levou a tomar a decisão provisória de trancar o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA) para focar na competição. Ele iniciou sua jornada no mundo industrial logo após concluir o Ensino Médio em 2023.
O docente treinador de Eduardo, Alisson Almeida Queiroz, ressaltou o nível de formação do aluno: “A gente tá formando um profissional de nível internacional que a competição pede. O Eduardo representa esse avanço que temos na formação profissional”.
Além da conquista na WorldSkills, Eduardo já foi medalhista em diversas olimpíadas brasileiras de conhecimento, como a OBMEP, OBA e OBR.
O gerente do SENAI Cariri, Maurício Barreira, resumiu o feito: “A trajetória do Eduardo é o retrato do quanto os jovens do Ceará e do Cariri, especificamente, são competentes”.
O Ceará também celebrou outra conquista na competição: a medalha de bronze em Arte Digital 3D para Jogos, obtida por Maria Clara dos Santos Góis, aluna do SENAI Centro, em Fortaleza.
Por: Redação Caririensi