Vereadora de Borba (AM) se posiciona a favor da violência contra a mulher: “Merece apanhar”

A vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos-AM), conhecida como Betinha, se posicionou a favor da violência contra a mulher na segunda-feira (29). Ela afirmou que “tem mulher que merece apanhar” durante uma sessão na Câmara Municipal de Borba, no interior do Amazonas. Após a repercussão da fala, gravou, na terça-feira (30), um vídeo pedindo desculpas.

Eu digo com toda sinceridade: eu aprovo, eu sou a favor da violência contra a mulher, sim. Quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Mas eu também sou contra, como mulher, a mulher. Também tem mulher que merece apanhar, tem sim. Sabe por quê? Às vezes, eu já presenciei mulher que bate nela mesma para condenar o homem”, disse a parlamentar no plenário Wilson Maués.

No início da tarde de terça-feira (30), a Câmara Municipal e a Prefeitura de Borba se manifestaram contra a declaração da vereadora. No mesmo dia, Betinha publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que irá refletir sobre o ocorrido e se comprometeu a agir com respeito em seus próximos discursos. Ela lamentou e pediu desculpas pela fala.

De forma alguma foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência. Fui extremamente infeliz da maneira como me expressei e lamento profundamente que minhas palavras possam ter causado ofensas, especialmente a você mulher. Me reportei daquele jeito porque na minha família já houve caso que veio a óbito”, afirmou.

A Polícia Civil informou que está investigando o caso e que a vereadora Elizabeth Maciel pode ser responsabilizada por conduta criminosa. O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) também afirmou que tomará as providências cabíveis em relação às declarações da parlamentar. O promotor de Justiça Alison Almeida Santos Buchacher será responsável por adotar as medidas necessárias diante das declarações.

Betinha já havia se envolvido em um episódio de agressão no plenário, em 2012. Na ocasião, durante uma sessão transmitida pela TV Câmara, ela trocou socos com a vereadora Yolanda Andrade (PCdoB), enquanto o filho e o sobrinho de Yolanda também entraram na confusão e a agrediram.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima