Deputado federal do PL propõe divisão territorial do Brasil por motivos políticos

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) defendeu, durante participação no podcast Redcast, a divisão do Brasil em dois países, denominados por ele como “Brasil do Norte” e “Brasil do Sul”. A declaração foi feita na última quinta-feira (18) e repercutiu amplamente nas redes sociais e na imprensa.

Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul. Sabia que, historicamente, quanto maior a extensão territorial, maior a tendência a ditadura? Quanto menor o país, mais democrático ele é”, disse Bilynskyj.

O parlamentar apresentou dados incorretos ao afirmar que o Norte vota em Lula e o Sul em Bolsonaro. Nas eleições presidenciais de 2022, o contrário aconteceu na região Norte, o candidato do PL obteve 51,03%, contra 48,97% do petista. Bilynskyj, de 38 anos, é delegado licenciado da Polícia Civil de São Paulo e integra a chamada bancada da bala.

A carreira policial do deputado é marcada por diversos processos disciplinares, como advertências, suspensões e pedidos de demissão ainda em análise. Um relatório da corporação afirma que ele “já causou diversos problemas e transtornos, inclusive, durante o estágio probatório”.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima