Nesta terça-feira (16), 214 estagiários começaram a atuar nas escolas da rede municipal de Juazeiro do Norte, com o objetivo de recompor a aprendizagem e apoiar crianças neurodivergentes. Os profissionais foram selecionados em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), entidade sem fins lucrativos que apoia a Universidade Regional do Cariri (URCA). Por enquanto, 62 instituições recebem o apoio pedagógico, mas a meta da gestão é contemplar todas as escolas até outubro.
Os estagiários são estudantes dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional, a partir do quarto semestre. Eles trabalham em duas frentes do programa EducaJuazeiro: na recomposição da aprendizagem, atendendo alunos do segundo, quinto e nono anos, com foco em alfabetização e matemática; e no acompanhamento de crianças neurodivergentes, oferecendo suporte pedagógico e psicopedagógico para promover inclusão, desenvolvimento e autonomia.
Na manhã da sexta-feira (19), coordenadores e gestores conheceram as diretrizes do projeto e as metas traçadas a partir da chegada dos estagiários, além de discutirem formas de acolhê-los. Já à tarde, os estagiários foram recebidos no mesmo local, conheceram o andamento do projeto, as ações previstas e esclareceram dúvidas, participando ativamente e compreendendo melhor seu papel no apoio pedagógico e na aprendizagem dos alunos.
“Com o apoio dos estagiários, vamos reforçar o atendimento individualizado, e fortalecer a inclusão já desenvolvida em nossas escolas, garantindo que cada criança tenha o acompanhamento necessário para avançar no aprendizado“, destacou a secretária municipal de Educação, Márcia Franca.
Por: Redação CaririensI