Nesta segunda-feira (20), uma falha no serviço de nuvem AWS, da Amazon, causou instabilidades em diversos sites e aplicativos ao redor do mundo. Segundo a agência Reuters, mais de 500 empresas que utilizam a AWS enfrentaram problemas nesta manhã.
“Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS“, informou a companhia durante a madrugada.
A AWS é a divisão de computação em nuvem da Amazon. Criada inicialmente para atender à própria empresa, hoje oferece serviços como hospedagem de sites, bancos de dados e ferramentas de inteligência artificial.
Além de afetar a própria Amazon, a falha prejudicou a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o app de educação Duolingo. A Amazon comunicou a recuperação total do funcionamento da plataforma de computação em nuvem no fim da manhã.
Apesar do comunicado, algumas plataformas ainda permanecem fora do ar, como o Roblox. Segundo o monitoramento oficial da AWS, o problema teve origem em um data center localizado na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos.
Por: Redação Caririensi