O Ceará é o estado com o maior número de bilionários do Nordeste em 2025, segundo o novo levantamento da Revista Forbes Brasil. O número de representantes cearenses no ranking saltou de 9 em 2024 para 19 neste ano, mais que dobrando em apenas 12 meses. Esse crescimento coloca o estado em evidência no cenário nacional de grandes fortunas.
A presença dos bilionários do Ceará ultrapassa a soma de estados como Pernambuco (5), Maranhão (4), Bahia (2) e Alagoas (1). O destaque absoluto entre os bilionários do Ceará é Mário Araripe, fundador da Casa dos Ventos e um dos pioneiros da energia eólica no Brasil, com uma fortuna estimada em R$ 18,1 bilhões. Ele ocupa o posto de homem mais rico do Nordeste e o 18º no Brasil.
O Ceará é o principal polo de concentração patrimonial, mas não é o estado com maior economia da região. Bahia e Pernambuco são economicamente mais ricos. A ascensão dos bilionários está mais ligada a força dos setores estratégicos como energia renovável, saúde, alimentos, varejo e telecomunicações.
O estado também tem visto uma interiorização da riqueza, com fortunas emergentes fora da capital, o que indica uma base de desenvolvimento mais ampla e descentralizada.
Por: Redação CaririensI