O jovem de 16 anos, Rayan Moreira da Costa, conquistou, no último fim de semana, a medalha de ouro na edição de 2025 do Campeonato Mundial de Matemática por Equipe (World Mathematics Team Championship, em inglês).
O evento foi sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Durante quatro dias, estudantes de todo o Brasil foram desafiados a responderem problemas matemáticos avançados em um curto espaço de tempo.
Além de Rayan, outros cinco estudantes também receberam a honraria máxima, em Campinas. Dos competidores brasileiros, ele foi o único cearense a participar e vencer a seletiva nacional, garantindo a vaga na edição final, que acontecerá em Bangkok, na Tailândia, em dezembro.
Andreia, mãe de Ryan, contou ao jornal Diário do Nordeste que ele pretende cursar Matemática fora do Brasil, mirando em instituições renomadas como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, e a Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Rayan é morador do bairro Pavuna, no município de Pacatuba. Ele cresceu com talento natural pela leitura, mas acabou seguindo para a área dos números Hoje, ele participa de uma turma especial em preparação ao vestibular do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA),
“Ele é um bom aluno desde pequenininho. Ele sempre soube separar a disciplina dele. Ele tem um horário de estudo, da academia, da natação, ele é disciplinado em tudo o que faz“, comentou Andreia ao DN.
Por: Redação Caririensi