Na quinta-feira (3), o município de Juazeiro do Norte definiu, após encontro no gabinete do Prefeito entre representantes da Secretaria de Finanças e Procuradoria e do Sindicato dos Servidores, que concederá ao seu quadro de servidores reajustes salariais com ganhos reais, em índices que variam de 4,83% a 10,02%. A aplicação desse reajuste varia, conforme o vencimento. Quanto menor, maior o índice de reajuste salarial, respeitando os limites orçamentários do Município.
Mesmo diante da inflação registrada em 4,83%, o Município realizou a adequação dos valores, buscando oferecer ganhos reais aos servidores, propondo reajustes que variam de 4,83% a 10,02%. Os percentuais propostos superam os concedidos, recentemente, pelo Governo do Estado e as Prefeituras de Fortaleza e Crato.
A Secretaria de Finanças (SEFIN) informa que, após vários meses de negociação com o sindicato, o Município encaminhou à Câmara Municipal um projeto prevendo os reajustes salariais solicitados. O projeto está tramitando na Câmara de Vereadores, aguardando apreciação e votação.
Leandro Saraiva, secretário de Finanças, destaca que “poderíamos ter adotado o mesmo critério das negociações anteriores e concedido um reajuste linear de 4,83% para todos os servidores. No entanto, por sugestão do próprio sindicato, decidimos utilizar o acréscimo de R$ 1 milhão ao ano para beneficiar os servidores com menores salários, garantindo melhores reajustes para essa faixa”.
Os maiores reajustes ultrapassam a inflação e representam ganhos reais, destinados aos servidores do Ensino Fundamental e Médio, justamente os que recebem os menores vencimentos. A atual proposta também contempla um escalonamento, considerando a escolaridade do servidor: ensino fundamental, médio ou superior.
Por: Redação Caririensi