No dia 2 de junho de 1914, em uma reunião no Café Art Noveau, que funcionava na Praça do Ferreira, Luís Esteves Júnior e Pedro Freire fundaram o Rio Branco Foot-ball Club que nasceu em branco e roxo, mas se tornaria alvinegro pouco mais de um ano depois e passaria a carregar o nome que tem até hoje: Ceará Sporting Club, o time mais antigo do estado.
O Ceará se tornou uma potência no futebol nordestino. Foi vice-campeão da Copa do Brasil de 1994, conquistou 47 títulos estaduais, sendo o primeiro pentacampeão (1915-1919) do torneio e do mundo. Ganhou três Copas do Nordeste e um Norte-Nordeste. Fora de campo, vive o melhor momento estrutural, administrando dois CTs, um deles sendo exclusivo para às categorias de base, localizado em Itaitinga.
A equipe chega aos 111 anos de trajetória buscando mais. Atualmente, se encontra na 10ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, e busca fincar a bandeira na principal competição nacional, algo que aconteceu entre 2018 e 2022. Nesta segunda-feira (02/06), realizará a tradicional missa de aniversário na sede, em Porangabuçu. A celebração iniciará às 18h, com o Padre Almir.
Por: Redação Caririensi