Mulher é presa em Crato-CE por “gato” de energia

Uma operação de fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (07), pela equipe da Enel Distribuição Ceará, em Crato-CE, resultou na prisão de uma mulher no Bairro São Bento, devido a um furto de energia, conhecido popularmente como “gato”.

Após uma inspeção da rede elétrica no município, os técnicos constataram um desvio de energia em uma residência, logo após, a suspeita foi levada até à Delegacia Regional do Crato, onde o flagrante foi formalizado.

“É importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, relata Eduardo Gomes, responsável de Leitura e Inspeções da Enel Ceará.

O artigo 155 do Código Penal prevê o crime de “gato” de energia como furto, levando a reclusão e multa de um a quatro anos, caso a energia seja desviada antes do medidor por meio de uma ligação clandestina.

O crime, além de afetar os serviços fornecidos pela Enel, causando curtos-circuitos e sobrecarga na rede, põe em risco a população, e principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.

No ano passado (2024), 36 pessoas foram presas por furto de energia no Ceará. Já neste ano, 9 foram presas pelo mesmo crime.

 

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima