Barbalha e Juazeiro do Norte podem se unir em uma ação de infraestrutura. O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT), propôs uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte para viabilizar obras de macrodrenagem na Avenida Leão Sampaio, principal via de ligação entre os dois municípios da Região do Cariri.
Com quase 10 quilômetros de extensão, a avenida sofre com alagamentos recorrentes em períodos chuvosos. No último dia 28 de março, uma forte chuva de 94 milímetros interrompeu o fluxo de veículos no trecho próximo ao limite entre as duas cidades. Durante toda a manhã, apenas ônibus e caminhões conseguiram trafegar pela via, enquanto veículos menores enfrentavam dificuldades para seguir viagem.
Guilherme Saraiva reconheceu que parte da água acumulada em Juazeiro do Norte, no bairro Lagoa Seca, tem origem em Barbalha. “É uma parte pequena, mas vem de Barbalha”, admitiu o prefeito, ao defender uma atuação conjunta entre os dois municípios para resolver o problema.
Além da macrodrenagem na Leão Sampaio, a proposta de parceria pode se estender para outras obras de infraestrutura em bairros situados na divisa entre Juazeiro e Barbalha. “Identificamos necessidades como calçamento, melhorias no saneamento básico e no abastecimento de água nessas regiões”, pontuou o gestor barbalhense.
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, sinalizou positivamente para a proposta. Embora defenda a participação do Governo do Estado, por se tratar de um problema que envolve mais de um município, ele considera a cooperação entre prefeituras um caminho viável.
“Como a gente não pode se contentar sempre com o plano do que deveria ser o ideal, entendo que experiências de parcerias, de consórcios, devem ser levadas em consideração. Quando um município sozinho não tem condições de resolver, juntando esforços isso pode se tornar viável. Então, as parcerias são bem-vindas”, afirmou.
Por: Redação Caririensi
