O prefeito do Crato André Barreto anunciou nesta sexta-feira, dia 20, a criação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e, com ela, a nomeação de Zuleide Fernandes de Queiroz como sua primeira titular.
“Estou muito feliz por contar com a Professora Zuleide Queiroz à frente da nova Secretaria de Direitos Humanos. Ela tem longa vivência na luta pelos direitos das mulheres, no combate às desigualdades raciais e em diversas frentes de movimentos sociais. Sua experiência e conhecimento serão fundamentais para o avanço do Crato rumo a uma sociedade livre de preconceitos e discriminação”, declarou Barreto.
Zuleide Queiroz é Pedagoga e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, com Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora aposentada da Universidade Regional do Cariri (URCA), atua como docente em programas de pós-graduação e na Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ).
Além de sua sólida formação acadêmica, Zuleide é ativista de longa data. Integra o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), a Frente de Mulheres do Cariri e o Movimento Negro Unificado (MNU/CE). Seus trabalhos de pesquisa abrangem temas como educação, violência, gênero, saúde e negritude, áreas que dialogam diretamente com os desafios dos direitos humanos.
Em sua trajetória política, Zuleide já disputou cargos eletivos em diferentes níveis, sempre com pautas voltadas para inclusão e igualdade. Foi candidata à prefeitura do Crato em 2020 e à deputada estadual em 2018 e 2022.
“Participar de uma gestão que estabelece políticas públicas para os direitos humanos nos deixa com muita esperança! A criação dessa secretaria é fruto do diálogo entre a gestão, os partidos da frente popular e os movimentos sociais, que juntos promovem uma ação concreta pelo bem viver”, afirmou Zuleide Queiroz.
Por: Redação Caririensi