O Instituto Anza Comunicação, que já havia tido uma pesquisa de intenção de votos impugnada em Juazeiro do Norte, sofreu mais uma derrota judicial nesta quinta-feira, dia 03. Desta vez, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) impugnou uma nova pesquisa realizada em Barbalha, interrompendo a sua divulgação, que estava prevista para a sexta-feira, dia 04, a apenas dois dias das eleições municipais, marcadas para o domingo, 06.
A pesquisa havia sido iniciada no dia 28 de setembro, com o objetivo de medir a intenção de votos no município de Barbalha. Contudo, assim como no caso anterior em Juazeiro do Norte, a Justiça Eleitoral identificou indícios de irregularidades no processo de levantamento de dados, levando à decisão de suspensão. Entre as possíveis irregularidades, mencionam-se práticas semelhantes às que resultaram na impugnação em Juazeiro do Norte.
O Instituto Anza já havia enfrentado problemas em Juazeiro do Norte, onde a Justiça determinou a suspensão da pesquisa e impôs uma multa de R$ 60.000,00 caso a decisão fosse descumprida.
Por: Redação Caririensi