Em uma operação conjunta realizada na manhã desta terça-feira, 17, a Polícia Civil do Ceará (PCCE), em parceria com o Ministério Público do Estado (MPCE), prendeu preventivamente Willyan Fagner Alves de Matos, conhecido como Willyan Luxo, ex-secretário de Cultura de Nova Olinda e coordenador de campanha de Léo Brito.
A ação faz parte da investigação que apura um esquema de “rachadinha” envolvendo a Secretaria de Cultura do município entre os anos de 2021 e 2023.
A Operação “Secretaria de Luxo”, coordenada pelo promotor de Justiça Ariel Alves, titular da comarca de Nova Olinda, incluiu o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, tanto na sede da Secretaria quanto nas residências de servidores e do próprio ex-secretário.
O esquema investigado envolve a suspeita de que parte dos salários de servidores públicos era devolvida a Willyan Luxo, prática conhecida como “rachadinha”, caracterizada como crime contra a administração pública, conforme os artigos 312 e seguintes do Código Penal.
Durante as buscas, a Polícia Civil apreendeu uma série de documentos e dispositivos eletrônicos que poderão servir como prova na investigação em curso. Após o cumprimento dos mandados, Willyan Luxo foi levado à Delegacia Municipal de Nova Olinda, onde passou por procedimentos formais e, posteriormente, foi transferido para a cadeia pública de Juazeiro do Norte, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Investigação
O Ministério Público anunciou a abertura de um inquérito civil público para investigar o caso, focando nas atividades do ex-secretário Willyan Luxo e sua possível ligação com práticas ilícitas dentro da Secretaria de Cultura durante sua gestão.
Willyan, que também atuou como coordenador de campanha de Léo Brito, está sendo investigado pela destinação irregular de recursos oriundos da remuneração de servidores, um esquema que teria se estendido por três anos.
A operação mobilizou agentes da delegacia municipal de Nova Olinda e da Divisão de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul).
Por: Redação Caririensi