Juazeiro do Norte terá segunda escola Cívico-Militar em 2024

A iniciativa recebeu avaliação positiva por parte da comunidade escolar

A Rede Municipal de Ensino de Juazeiro do Norte está prestes a inaugurar sua segunda escola Cívico-Militar, esta será mais uma escola nesse tipo, em 2021 a Escola Cívico-Militar Dr. Edvard Teixeira Férrer foi a primeira nesse segmento. Desta vez, a Escola Municipal Cícera Germano Correia, localizada no bairro Aeroporto, será transformada para operar sob esse modelo educacional a partir de 2024.

Atualmente, a escola atende cerca de 670 estudantes, do 6º ao 9º ano, antes da implementação, foram realizadas reuniões com o núcleo gestor e encontros com os pais dos estudantes veteranos, buscando ouvir as opiniões e demandas da comunidade escolar sobre essa transformação.

A proposta da escola Cívico-Militar inclui a abordagem de valores como civismo, disciplina, ética e cidadania, integrados ao currículo da rede municipal de ensino por meio de projetos transversais. A Escola Edvard Teixeira Férrer, pioneira nesse modelo em Juazeiro, já se destacou não apenas em resultados de competições esportivas e olímpicas, mas também no desenvolvimento de diversos projetos pedagógicos.

O prefeito Glêdson Bezerra enfatizou a importância de oferecer diversos modelos de unidades escolares, incluindo escolas de tempo regular, escolas de tempo integral e escolas cívico-militares. “Essa diversidade oferece melhores oportunidades para as crianças e adolescentes”, afirmou o gestor. Ele ressaltou que a escola continuará sendo mantida pelo município, por meio de recursos próprios, garantindo a sustentabilidade desse modelo educacional.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou que a adoção do formato Cívico-Militar trouxe benefícios significativos, como a oxigenação na matrícula, a apresentação e culminância de diversos projetos, além de resultados exitosos. A iniciativa recebeu avaliação positiva por parte da comunidade escolar, consolidando a visão de que essa abordagem contribui para uma formação mais completa dos estudantes.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top