Unidades de saúde de Juazeiro reforça uso de máscaras em meio ao crescimento de casos de COVID-19 no Ceará

É enfatizado o uso de máscaras para todas as pessoas que apresentam sintomas gripais.

Com o aumento de casos de COVID-19 no estado do Ceará, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte emitiu novas recomendações à população para fortalecer as medidas de segurança e prevenção contra a infecção respiratória. A orientação visa principalmente o retorno do uso de máscaras nas unidades de saúde, tanto para os profissionais que atuam nesses locais quanto para os cidadãos que circulam nessas instalações. Além disso, é enfatizado o uso de máscaras para todas as pessoas que apresentam sintomas gripais.

A Sesau (Secretaria de Saúde) informou que, até o momento, os casos registrados na cidade apresentam baixo comprometimento respiratório, manifestando apenas sintomas típicos de gripe comum, como congestão nasal, dor de cabeça e febre. Diante desses sintomas, a população é aconselhada a realizar testes para COVID-19 na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Lagoa Seca.

“A Sesau reforça que a transmissão da COVID-19 ocorre de pessoa para pessoa, portanto, é crucial evitar aglomerações em locais onde haja pessoas com sintomas respiratórios e/ou que pertençam ao grupo de risco”, destaca a Secretaria. Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, são consideradas pessoas de maior risco para complicações da COVID-19 aquelas com miocardiopatias, pneumopatias graves, doenças cromossômicas de fragilidade imunológica, imunodepressão, doenças renais crônicas avançadas, neoplasia maligna, diabetes melito, doença cerebrovascular, cirrose hepática, hipertensão e algumas doenças hematológicas, incluindo anemia falciforme. Além disso, indivíduos com 60 anos ou mais, gestantes e tabagistas também estão incluídos nesse grupo de maior risco.

A secretária de Saúde, Andrea Landim, destaca a importância de cuidados redobrados para esses grupos de risco devido à sua propensão a agravar os sintomas. Landim enfatiza que a transmissão do vírus é uma responsabilidade coletiva, e a prevenção é fundamental para proteger toda a população.

A Sesau reforça, ainda, que a vacinação desempenha um papel crucial na proteção contra a COVID-19. Todas as pessoas com o esquema vacinal incompleto ou sem doses são incentivadas a se imunizarem no Vapt Vupt, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação. Os locais alternativos de vacinação, nas Unidades de Saúde, são divulgados semanalmente no Instagram da Prefeitura: @prefjuazeirodonorte.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top