Mais de 80 municípios do Ceará registraram chuvas e Juazeiro foi a que mais acumulou volume de chuva
Nesta segunda-feira, 18, Juazeiro do Norte enfrentou intensas chuvas que resultaram em um acumulado de 104,5 mm, marcando o maior volume registrado em todo o estado do Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou um balanço parcial até as 9h30, indicando que mais de 80 municípios cearenses foram impactados pelas precipitações.
O município de Juazeiro do Norte foi o único na região do Cariri a receber chuvas significativas, causando congestionamentos no trânsito e alagamentos em pontos cruciais, como o bairro Lagoa Seca, a avenida Plácido Aderaldo Castelo e a avenida Padre Cícero, próximo ao Atacadão. Relatos indicam casas alagadas e muros derrubados pela força da água na Lagoa Seca.
Mais de 80 municípios do Ceará registraram chuvas. Choró obteve o segundo maior acumulado no estado, registrando 103 mm, seguido por Graça (90 mm), Guaraciaba do Norte (88 mm) e Mucambo (70 mm), todas na região da Ibiapaba.
A previsão do tempo para segunda e terça-feira indica céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuvas em todas as macrorregiões ao longo do dia.
O sistema responsável pelas chuvas é um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), com seu centro sobre o estado da Bahia, e o avanço de áreas de instabilidade do leste do Nordeste do Brasil. Além disso, fatores locais, como temperatura e relevo, contribuem para as condições meteorológicas.
Por: Redação Caririensi