Câmara de Juazeiro do Norte aprova distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis

Pacientes terão acesso mediante prescrição médica e comprovação de insuficiência financeira

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, na última terça-feira, 07, um projeto de lei que possibilita a distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis nas unidades de saúde do município. O projeto agora aguarda a sanção ou veto do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos).

Segundo a proposta aprovada, os pacientes terão direito aos medicamentos à base de cannabis medicinal, desde que devidamente autorizados por ordem judicial ou pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para adquirir o remédio, é necessário apresentar prescrição e laudo médicos, além de comprovar a incapacidade financeira para a compra.

O vereador William Bazilio, conhecido como Bilinha (PMN), autor do projeto, esclarece que a prescrição dos medicamentos à base de cannabis será feita de acordo com a decisão do médico, em comum acordo com o paciente, sem a obrigatoriedade de esgotar todas as alternativas terapêuticas antes da prescrição. Bilinha ressalta: “O projeto visa reconhecer as propriedades terapêuticas comprovadas cientificamente da planta, contribuindo para o tratamento de dores, crises convulsivas, efeitos adversos de tumores agressivos e de doenças crônicas ainda incuráveis.”

Os medicamentos à base de cannabis disponíveis nas farmácias chegam a custar mais de R$ 2.000 por caixa com 200mg/mL. Este é o primeiro produto à base de cannabis autorizado pela Anvisa no Brasil.

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top