Diariamente, cerca de três novos pacientes com AVC agudo são admitidos na emergência do HRC

Imagem: Reprodução/ ASCOM
Para marcar o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o Hospital Regional do Cariri (HRC) realizou um evento informativo e educativo na Praça do Romeirão, em Juazeiro do Norte. A iniciativa, comemorada oficialmente em 29 de outubro, buscou disseminar conhecimentos relevantes sobre prevenção, sintomas e fatores de risco do AVC.
O evento, organizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, abrigou uma série de atividades orientativas, de prevenção e avaliações dos fatores de risco para o AVC, juntamente com sessões de ginástica laboral. Médicos, fisioterapeutas e enfermeiros estiveram presentes para oferecer orientações sobre a prevenção da doença, enfatizando que 90% dos casos de AVC podem ser evitados com o controle desses fatores.
“Diabetes, hipertensão arterial, obesidade, colesterol elevado, tabagismo e sedentarismo são alguns dos principais fatores de risco para o AVC. Reconhecer os sinais de alerta é crucial: dificuldades para falar, andar, formigamento ou fraqueza no rosto ou em um lado do corpo, e tonturas”, destacou o médico neurologista Saulo de França, coordenador de AVC do HRC.
Diariamente, cerca de três novos pacientes com AVC agudo são admitidos na emergência do HRC. A unidade é referência para os 45 municípios que compõem a macrorregião da saúde do Cariri.
“O atendimento no HRC funciona 24 horas por dia. Todos os pacientes que chegam à emergência com sintomas de AVC são prontamente triados para um atendimento rápido, incluindo exames como tomografia e análises sanguíneas”, explicou o médico neurologista David Sampaio.
O AVC é causado pela interrupção ou redução significativa do suprimento de sangue para o cérebro, privando as células de oxigênio e nutrientes. Pode ser classificado como isquêmico, quando há obstrução do fluxo sanguíneo, ou hemorrágico, devido ao rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais.
A ação busca alertar a população sobre a importância da prevenção, reconhecimento dos sintomas e busca por atendimento médico imediato em caso de suspeita de AVC.
Por: Redação Caririensi