Presidente Lula sanciona lei que declara como manifestação cultural o uso do de autoria do deputado Guimarães

No momento da assinatura estiveram presentes dentre outros, o deputado Fernando Santana e o ex-prefeito Arnon Bezerra 

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais 
O projeto 3643/16 que declara como manifestação da cultura nacional a tradição do uso do meio de transporte “Pau de Arara” foi sancionado nesta terça-feira, 01, pelo presidente Luiz Inácio da Silva. O projeto de lei é de autoria do Deputado Federal cearense José Guimarães (PT), que esteve presente no Palácio do Planalto junto com outras figuras políticas como o deputado estadual Fernando Santana (PT), e do ex-prefeito de Juazeiro do Norte Arnon Bezerra. 
A assinatura da sanção do projeto de lei contou com a presença do Padre Cícero José, que leu a justificativa e a importância do meio de transporte para as romarias no interior do Nordeste. Durante o momento, foi entregue bustos do Padre Cícero e uma miniatura de um transporte “Pau de Arara”. Nas redes sociais, o deputado Guimarães agradeceu a aprovação da lei “Momento de muita emoção durante a sanção pelo presidente Lula do projeto de minha autoria, seguimos juntos pela preservação das tradições religiosas. Ampla participação de lideranças religiosas da nossa região!”
O projeto havia sido aprovado no Senado federal, e o deputado Guimarães apresentou a importância de um projeto de lei desse tipo de transporte. “Este modelo de transporte prevalece até hoje, sendo considerado parte do processo, envolvendo toda uma mística, uma vez que o percurso é permeado de cânticos e orações, num clima de preparação para as atividades na basílica”, também reforçou a importância para a cultura popular e para as romarias, “notadamente para a realização das romarias a Juazeiro do Norte, no Ceará, e ao Bom Jesus da Lapa, na Bahia que, juntas, movimentam 4,3 milhões de pessoas ao ano”. 
Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top