gif

Você sabia? Como surgiu o fenômeno Barbie tão aclamado atualmente?

A boneca mais famosa do mundo ganhou novos destaques em 2023 com um filme em live action. Estima-se que cerca de 1,5 bilhão ao ano à Mattel, empresa que tem os direitos autorais da boneca.


Imagem: Reprodução/ Redes Sociais

No cinema, os números impressionam e a ida ao cinema para assistir ao filme Barbie se tornou uma experiência e encontro com amigos, com direito a muita cor de rosa.

A primeira Barbie foi lançada em 1959, foi inspirada em uma boneca alemã, porém com uma aparência totalmente americana, um maquiador da Universal Estúdios foi contratado para deixar a boneca um símbolo de beleza feminina americana. O destaque para a primeira Barbie se deu porque na época, as bonecas representavam, em sua maioria, bebês, com a necessidade de serem cuidadas, para despertar o instinto materno. A nova Barbie inspirava o desejo de ser a boneca, de vê-la como adulta que um dia poderia ser. Além de ser um ícone fashion.

Os comerciais instigavam o desejo da compra dupla, a Barbie e o seu “namorado” Ken, e ver até onde ia dar aquela “relação”. Pais e mães perderam o sono com a sexualização dos corpos de plástico dos bonecos, e feministas da época já puxavam a problematização de um padrão de vida e corpo que não era real. Apesar disso as vendas foram impressionantes e destacaram o poder do marketing.

Com o passar dos anos, a Barbie ganhou novas profissões e funções, somente a partir dos anos 80 a diversidade chegou ao universo Barbie, com bonecas latinas, negras, portadores de deficiência, de baixa estatura e com corpos gordos. O filme de 2023, por sua vez, descreve a trajetória da clássica boneca, estrelada pela atriz Margot Robbie, aclamado por uns, desprezado por outros, é certo que o filme ganhou a notoriedade esperada e lotou os cinemas.

As estratégias de marketing do mundo da Barbie começaram nas passarelas. As coleções passadas trouxeram bastante rosa, e nas redes sociais, principalmente no TikTok e Instagram, surgiu e foi potencializado a tendência Barbiecore que foi aderido em massa pela Geração Z. O que mostra o poder de uma estratégia se tornar um fenômeno tão marcante quanto foi.

Por: Redação Caririensi

 

Gostou da matéria, Compartilhe!

Destaques

Scroll to Top