Além da Corrida, há estruturas de barracas, brinquedos para as crianças e muita música
Imagem: Reprodução/ Redes Sociais
Neste domingo, 30, no distrito Marrocos em Juazeiro do Norte, foi realizada a tradicional Corrida de Jumento. O organizador da Corrida, Luiz Neto, falou um pouco sobre a origem e dinâmica da Corrida em 2023, que é realizado no parque Francisco Chagas Callou no sítio Amaro Coelho. Todo 30 de julho de cada ano acontece a Corrida, a primeira edição foi em 1999 pela ideia de um professor fazer uma gincana no mês de férias, dentre as provas estava a corrida de jumento.
“Então eu tive a ideia de resgatar a cultura, o folclore, trazer o animal que foi o primeiro transporte na região. O cuidado com o animal é redobrado, não usamos esporas ou chicotes, não há exploração ou maus tratos, é apenas o cabresto com o nome do animal.” Explica o organizador.
Além disso, a pista onde os animais correm são próprios para pisar confortavelmente, cada dono do animal o cuidado de verificar o estado dos jumentos. São 100 metros de corrida, e no final os animais ficam esperando para saber quem ganhou. Luiz informa ainda que há um cuidado com a água e alimentação.
A Corrida, segundo Luiz Neto, é uma tradição na região que recebe muitas pessoas da cidade, autoridades e a população em geral. Há fiscalização na área rural, e além da Corrida, há estruturas de barracas, brinquedos para as crianças e muita música.
Por: Redação Caririensi