O objetivo é garantir a segurança viária dos condutores e preservar vidas
Animais nas rodovias apresentam perigo para motoristas e os próprios animais, o site Caririensi já noticiou muitas ocorrências, inclusive com vítimas fatais, onde o principal fator causal do acidente são os animais soltos. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recolheu, entre os meses de janeiro e junho deste ano, um total de 1.586 animais abandonados em diversos trechos das rodovias estaduais (CEs).
O objetivo é garantir a segurança viária dos condutores e preservar vidas. Para isso o Detra conta com equipes treinadas para a captura segura dos animais, com caminhões apropriados e equipados para facilitar a locomoção de cada espécie apreendida. Todos os animais recolhidos são cadastrados e aguardam o prazo de sete dias para que os donos se apresentem e possam retirá-los.
Caso o tutor não resgate o animal, ele é encaminhado à fazenda do Detran-CE, no município de Santa Quitéria, com estrutura necessária para o acolhimento dos animais resgatados, e recebem todos os cuidados necessários. Caso passe o prazo, são encaminhados para instituições filantrópicas para ação social.
Há um canal para denunciar animais soltos nas imediações, além de poder enviar com vídeos e relatos para o site Caririensi, também pode ligar para o número (85) 3101-4782 ou 190, que a Polícia Militar do Ceará acionará o Detran-CE para o devido recolhimento.
Por: Redação Caririensi