Você sabia? Qual a origem da festa junina?

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais 
A festa junina, para os nordestinos é a pura expressão de cultura, música e culinária. Apesar de ser comemorada em todo Brasil, na Região Nordeste, ela ganha um protagonismo próprio, uma celebração que envolve a economia e transforma cidades em cenários de turismo. Como é o caso de Campina Grande, Paraíba e Caruaru, Pernambuco. Mas qual seria a origem dessa festa tão popular brasileira?
O evento surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.
Foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João, Santo Antônio e São Pedro. Foi introduzida no Brasil porque os negros e índios aceitaram bem, por se parecer com suas culturas. 
No Brasil todo é comemorado, mas foi no Nordeste que ela ganhou força e foi incorporado à cultura local, durante todo o mês de junho. Sendo um mês frio, a introdução das fogueiras foi usado para as pessoas se esquentarem, alem das brincadeiras, danças, vestimenta junina, quadrilhas e muita música e comidas típicas. 
Todos os anos várias cidades do nordeste se mobilizam, algumas até antes de junho, que é o caso de Barbalha, Ceará, para fazer decoração e preparar o ponto de partida para o evento mais caloroso do calendário brasileiro. 
Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top