Fóssil repatriado oficialmente deve chegar ao Ceará nesta quarta-feira, 14

O dinossauro ficará exposto em museu de Santana do Cariri

Imagem: Reprodução/ Redes Sociais 
O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, foi oficialmente repatriado ao Brasil nesta segunda-feira, 12, e deve voltar ao Estado até quarta-feira 14. O fóssil foi descoberto no Ceará e levado ilegalmente para a Alemanha. A cerimônia de repatriação teve a presença da ministra da Ciência, Tecnológica e Inovação (MCTI), Luciana Santos, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima, e de autoridades da Alemanha. 
Após a cerimônia de repatriação, deu-se inicio os trâmites para ele retornar ao Ceará. O fóssil chegou ao Brasil em 4 de junho e fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.
O retorno do fóssil é fruto do trabalho do Itamaraty e do estreitamento das relações diplomáticas com a Alemanha, segundo o governador Elmano de Freitas (PT). O governo do Ceará estuda o retorno de outro fóssil com origem cearense que foi levado para a França, de acordo com o governador. Há tratativas para devolução da peça. 
O Ubirajara jubatus tem aproximadamente 110 milhões de anos e foi levado do Brasil na década de 1990 por pesquisadores estrangeiros e ficou exposto no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe, na Alemanha. 
Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top