O MDB do Ceará ampliou a participação feminina nos cargos diretivos do partido.
Imagem: Reprodução/ ASCOM
Agência Caririensi
Com a eleição da nova diretoria estadual do MDB, realizada no último sábado (13/05), que reconduziu o deputado federal Eunício Oliveira como o presidente da sigla no estado, o partido elegeu uma chapa composta por 36% de mulheres, fato inédito no estado.
“Há uma orientação nacional, por parte do partido, de até 2028 termos 30% de mulheres presentes nas chapas. O MDB do Ceará inovou na chapa de 2023 e já tem 36% de mulheres, reconhecendo a necessidade cada vez maior de incluir as mulheres na política”, explicou o deputado estadual e membro da atual executiva Danniel Oliveira.
Seguindo a política de ampliação de espaços femininos, a vice-governadora e titular da Secretaria das Mulheres, Jade Romero, assumiu a secretaria do MDB Ceará. Já na Comissão de Fortaleza, um dos diretórios municipais de maior representatividade, o MDB homologou uma chapa composta majoritariamente por mulheres, sob a presidência da cientista política Rosângela Aguiar, uma das fundadoras do núcleo MDB Mulher no Ceará e militante partidária há 38 anos.
Tais ações são reflexos do novo momento que valoriza o empoderamento feminino. “Fizemos isso quando indicamos uma mulher para compor a chapa ao lado do governador Elmano e vamos seguir fortalecendo a bandeira feminina em todos os municípios”, pontuou o presidente da sigla, Eunício Oliveira.