Copa do Mundo FIFA2026
Carregando partidas…

Dia dos Namorados: movimentação aumentou 30% no setor de alimentação fora do lar, aponta balanço

Mesmo com alta no fluxo de clientes, segmento critica horário de funcionamento reduzido para até 22 horas e capacidade de atendimento até 50%

Reprodução

O setor de alimentação fora do lar apresentou aumento médio de 30% no movimento de clientes no Dia dos Namorados, conforme balanço do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Ceará (Sindirest-CE) divulgado nesta segunda-feira, 14.
Apesar de alta, a entidade critica a restrição de funcionamento até as 22 horas. “O horário reduzido dificultou pulverizar o público em mais horários, pois nossa capacidade ainda é reduzida em 50%, então, horário estendido daria condições de atender com total segurança”, diz, em nota.
Considerada a melhor data para o segmento noturno, o Sindirest informa que, mesmo com horário reduzido, o movimento foi considerado bom.
Sobre os protocolos, a entidade detalha que elaborou e enviou aos filiados uma cartilha especial para o Dia dos Namorados reforçando os protocolos e cumprimento dos decretos para garantir segurança ao casais, e também a equipe envolvida. 
“Não há condições técnicas para se fazer um comparativo com 2020, pois estávamos totalmente fechados e o dia dos namorados foi exclusivamente por delivery, que financeiramente não gerou resultado para as empresas. Também não dá pra comparar com anos anteriores quando não havia pandemia, mas reafirmamos que foi uma data importante para o setor que teve também um aumento de casais turistas na cidade, estava previsto até 50% de ocupação, aumentando o movimento dos restaurantes de hotéis”, aponta em nota.
Devido às restrições para o combate à disseminação do novo coronavírus, o Sindirest-CE explica que a data iniciou na sexta, dia 11, e se estendeu até domingo, dia 13, “pois muitos casais buscaram evitar possíveis aglomerações, e as já conhecidas esperas”.
Segundo a entidade, restaurantes e bares ofereceram a antecipação com eventos em datas e horários diferentes para pulverizar o público. “Vimos também casais ontem nas praias, especialmente os casados, com filhos e que optaram por comemorar ao ar livre junto à família”.
Em relação ao cumprimento dos protocolos pelo público, a nota frisa que não houve notícias de incidentes. “Orientamos para não descumprir protocolos, não permitir filas de espera em calçadas e nem pista de dança. Em geral, as ocorrências foram pequenas”.
Apesar de criticas, o Sindirest-CE diz que foi um incremento importante ao setor, um respiro para reduzir tantas perdas de um ano tão difícil. “Esperamos o avanço da vacinação para em breve retornarmos a normalidade, com eventos dançantes em buffets e restaurantes. Esta é uma data para dois, então, não tivemos dificuldades em manter distanciamento, exceto o dos casais, estes estavam permitidos ficar bem pertinho”.
Conforme O POVO observou, a área da Praia de Iracema e Varjota apresentou filas de espera nos restaurantes no sábado, 12, de Dia dos Namorados. Os registros de aglomerações, inclusive, foram criticados pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
Opovo

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima