Cearense de 112 anos pode se tornar o homem mais velho do mundo após a morte de britânico

O cearense João Marinho Neto, de 112 anos, pode ser oficialmente reconhecido como o homem mais velho do mundo, após a morte do britânico John Tinniswood, que detinha o título e faleceu na segunda-feira, dia 25. Natural de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, João já havia sido apontado como o homem mais velho da América Latina desde abril de 2024, após o falecimento do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, de 114 anos.

João nasceu em 5 de outubro de 1912, em uma família de fazendeiros. Ainda criança, mudou-se para a zona rural de Apuiarés, no interior do Ceará, onde vive até hoje. Ele é pai de sete filhos (uma já falecida), avô de 22 netos, bisavô de 15 bisnetos e tataravô de três tataranetos.

Atualmente, João Marinho reside em um lar de idosos devido a problemas de visão, seu único desafio de saúde, segundo a família. Apesar disso, segue lúcido e bem-humorado. “Ele mora lá e vive naturalmente bem, se alimenta bem, dorme bem, conversa, entende tudo, conhece todo mundo. Os filhos, ele conhece pela voz”, compartilhou Marcos Vinícius, um dos filhos de João.

A possível consagração como homem mais velho do mundo veio à tona após a morte de John Tinniswood, que também tinha 112 anos. O Guiness World Records, que acompanha e reconhece oficialmente os recordes de longevidade, lamentou a perda do britânico. “Estamos entristecidos em descobrir que John Tinniswood, o homem mais velho do mundo, faleceu aos 112 anos. Nossos sentimentos estão com a família neste momento”, declarou a entidade.

O LongeviQuest, grupo internacional que monitora supercentenários, também acompanha de perto a trajetória de João Marinho e indicou que ele é o mais provável detentor do novo recorde mundial. Para a família de João, o reconhecimento é motivo de alegria. “A gente se sente muito feliz mesmo. Todo mundo está feliz, todo mundo ganhando, junto, essa felicidade de ter um pai com esse título”, afirmou Marcos Vinícius.

O próprio João tem plena ciência do marco que alcançou. Segundo o filho, ele frequentemente pergunta: “Tem outra pessoa que tem a idade que eu tenho?”.

 

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima