Oposição de Baixio é denunciada e está sob acusações de coação, irregularidades e compra de votos

A Coligação União e Trabalho, formada pelos partidos PDT e PSD no município de Baixio/CE, foi a público informar a população sobre os graves acontecimentos que têm ocorrido nos últimos dias na cidade, relacionados ao processo eleitoral de 2024.

De acordo com a coligação, foi constatado que a oposição tem utilizado policiais fora de serviço para realizar segurança armada de seus candidatos, o que tem gerado um clima de medo entre a população, especialmente entre aqueles que apoiam o grupo de situação. A prática tem sido interpretada como uma forma de intimidação e coação, violando o direito de escolha dos eleitores.

No último final de semana, a coligação afirmou que comunicou as irregularidades à Polícia Federal, citando possíveis casos de compra de votos e participação ilegal de agentes públicos. Também foi formalizada denúncia junto ao Ministério Público (Eleitoral e Estadual) e à Controladoria Geral de Disciplina do Estado do Ceará para que sejam investigadas as acusações de crimes eleitorais e o uso indevido de agentes armados.

Nesta terça-feira, 01, a coligação denunciou um novo episódio, onde houve suspeita de compra de votos envolvendo a candidata a vereadora Cosma Gomes da Silva. Segundo o relato, Cosma foi vista com uma agenda, e ao notar a presença do declarante, teria fugido para dentro da casa de uma moradora.

A Polícia Militar foi acionada, mas o atendimento não ocorreu com a celeridade esperada, levando a coligação a registrar o caso na Delegacia de Polícia Civil de Ipaumirim.

Além disso, a coligação solicitou reforço policial à Polícia Federal, considerando o aumento de violência e intimidação contra eleitores. No ofício enviado no dia 28 de setembro, a coligação descreve as principais práticas ilícitas, como a compra de votos, coação por agentes armados, retenção indevida de documentos dos eleitores e fechamento de vias públicas.

A Coligação União e Trabalho reiterou que todos os episódios foram formalmente denunciados às autoridades competentes, incluindo a Polícia Federal e o Ministério Público, e que espera uma apuração rápida e rigorosa dos fatos para proteger a democracia e os direitos dos eleitores de Baixio.

 

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top