Se Juazeiro tivesse segundo turno em 2024 Glêdson Bezerra estaria eleito no 1° turno com 53,28%

Uma semana após as eleições municipais, a vitória histórica de Glêdson Bezerra continua repercutindo em Juazeiro do Norte. O prefeito garantiu sua reeleição com 53,28% dos votos válidos, consolidando uma gestão aprovada pela maioria da população. Mesmo que a cidade tivesse a possibilidade de um segundo turno, Glêdson teria vencido já no primeiro turno.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Juazeiro do Norte registrou 199.223 eleitores aptos em 2024. Esse número representa um aumento de mais de 16 mil eleitores em comparação com os dados das eleições de 2022. No entanto, apesar do crescimento, a cidade não atingiu o marco necessário de 200 mil eleitores aptos para ter a possibilidade de um segundo turno.

Para que um município possa realizar uma nova rodada de votação, a legislação brasileira exige que ele tenha mais de 200 mil eleitores registrados. Juazeiro ficou a menos de 800 eleitores de atingir esse patamar.

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, um candidato só vence no primeiro turno se conquistar 50% mais um dos votos válidos. Caso contrário, um segundo turno é necessário para definir o vencedor. No caso de Juazeiro, Glêdson Bezerra superou esse critério teórico e atingiu uma marca confortável de 53,28%.

Para ilustrar, em uma cidade com 250 mil votos válidos, o mínimo necessário para vencer no primeiro turno seria 125.001 votos, equivalente a 50% mais um voto. Porém, se contarmos 51% dos votos, o número sobe para 127.500.

 

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Rolar para cima