Um novo apagão que atingiu a cidade de São Paulo e a região metropolitana desde sexta-feira, dia 11, segue afetando milhares de consumidores. A Enel, responsável pelo fornecimento de energia na capital paulista, informou que 537 mil imóveis ainda estão sem luz na manhã desta segunda-feira, dia 14, o terceiro dia da interrupção. Desses, 354 mil estão na capital, e o restante em cidades como Taboão da Serra, Cotia e São Bernardo do Campo.
Este é o segundo grande blecaute na Grande São Paulo em menos de um ano, reforçando a insatisfação dos consumidores. A Enel, que assumiu as operações da antiga Eletropaulo em 2018, é a maior distribuidora de energia do Brasil em número de clientes e tem enfrentado críticas por falhas na prestação de serviços, não apenas em São Paulo, mas também em outros estados onde atua.
Falhas no Ceará e Cariri
No Ceará, a situação também é preocupante. A empresa é alvo de investigações e procedimentos administrativos devido à qualidade do serviço. Em julho deste ano, o Ministério Público do Ceará (MPCE) instaurou um procedimento administrativo para investigar as falhas no fornecimento em Eusébio, onde moradores relataram quedas e oscilações constantes de energia.
Em setembro, o Decon, órgão de defesa do consumidor do MP-CE, abriu outro procedimento após indicadores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apontarem piora nos serviços.
Em 2023 e 2024, o Cariri enfrentou uma crise energética. Em novembro e dezembro de 2023 e nos primeiros meses de 2024, as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda e Brejo Santo e outras ficaram sem energia por várias horas. Comerciantes e prestadores de serviços foram prejudicados, e a instabilidade também afetou os sinais de telefonia e internet, mesmo após a energia ter sido restabelecida.
A Enel informou que as interrupções no Cariri foram causadas por falhas em três linhas de distribuição. Em Juazeiro do Norte, pelo menos 12 bairros ficaram sem luz, incluindo o Centro, Salesianos, Triângulo, e Novo Juazeiro. Crato, Nova Olinda e Brejo Santo também foram afetadas, embora em menor escala.
Por: Redação Caririensi