Morre professor e pesquisador sobre Padre Cícero e Juazeiro Renato Dantas

Na noite do sábado, 10, o município de Juazeiro do Norte perdeu um dos nomes mais importantes do cenário cultural e educacional. O professor Francisco Renato Souza Dantas, 75 anos, faleceu em sua residência na Rua Odilon Gomes de Alencar (Tiradentes). Ele lutava contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que ataca o sistema nervoso, enfraquecendo progressivamente os músculos.

A partir do meio-dia deste domingo, 11, o professor será velado na Sala Ternura do Centro de Velório Anjo da Guarda, com o sepultamento previsto para a manhã de segunda-feira no Cemitério do Socorro.

Renato Dantas nasceu em Juazeiro do Norte no dia 23 de março de 1949. Com sua morte, a cidade perde um grande mestre, pesquisador, e artista. Ele foi professor em instituições como o Colégio Salesianos, SESI de Crato e SESC Juazeiro. Sua trajetória também inclui papéis de destaque como ator, escritor e historiador, sempre apaixonado pela cultura do Cariri.

Além de suas contribuições no campo da educação, Renato Dantas desempenhou importantes funções públicas, como coordenador das CREDEs em Juazeiro e Brejo Santo, secretário de cultura de Juazeiro, diretor do Memorial Padre Cícero, e membro da comissão organizadora da festa pelo Centenário de Juazeiro. Sua paixão pelo teatro começou cedo, quando estudava na Escola Normal Rural de Juazeiro, culminando em sua primeira apresentação em 1958. Ao longo dos anos, participou de diversas peças, consolidando seu amor pelo palco.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

A esclerose lateral amiotrófica é uma doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta funções físicas. Causada pela degeneração das células nervosas, a ELA reduz gradualmente a funcionalidade dos músculos que essas células controlam. A causa exata da doença ainda é desconhecida.

 

Por: Redação Caririensi

Gostou da matéria, Compartilhe!

Scroll to Top